Para Vânia Galvão homenagem a Uneb reforça debate sobre educação gratuita com qualidade


 

 

A líder do PT na Câmara Municipal de Salvador e presidente da Comissão de Reparação da Casa, Vânia Galvão, afirma que a sessão em homenagem aos 33 anos de institucionalização da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) amplia o debate sobre a educação gratuita de qualidade. O evento, promovido pela parlamentar, ocorre na próxima quarta-feira, dia 10, a partir das 9h30 no Plenário Cosme de Farias da CMS. A Uneb tem uma contribuição importante para a educação superior em todo o Estado, com a formação de profissionais qualificados e pesquisadores em diversas áreas sociais, afirma.

Vânia Galvão ressalta que a sessão propiciará um debate sobre políticas de educação no país, identificando diretrizes necessárias para o avanço o setor. Estamos em um momento complicado, o governo golpista já reduziu o investimento em programas de incentivo à educação superior e à pesquisa, e já há debates sobre a privatização de programas de pós-graduação, o que seria um absurdo sem tamanho, observa. Então, temos que nos mobilizar e discutir estratégias para impedir que voltemos ao período em que a formação superior era restrita aos ricos e brancos, afirma.

Ainda, a parlamentar observa que a homenagem à Uneb estimula um debate sobre a educação municipal. A universidade é um caminho para o estudante, mas sem a qualidade e democratização do ensino de base, oferecido pelo município, o avanço na educação superior fica mais difícil. Quando falamos na qualidade da educação superior, e a Uneb é excelência, nos referimos a um ciclo que deve começar na infância, no momento do desenvolvimento cognitivo da pessoa, e nisso Salvador deixa muito a desejar, a começar que não temos creches, atesta a Vânia Galvão.

Uneb - A Uneb foi fundada em 1983, é mantida pelo governo do Estado e atualmente administrada pelo reitor e professor José Bastos de Carvalho. Possui 29 departamentos instalados em 24 campi de ensino, distribuídos em todo o estado da Bahia. São oferecidos mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação por meio do ensino presencial e à distância.

0 comentários: