Líder do PT destaca políticas de igualdade racial no dia Internacional dos Povos Indígenas


 
Imagem Internet
 

No dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto,  a líder do PT na Câmara Municipal de Salvador e presidente da Comissão de Reparação da Casa, Vânia Galvão, destaca a importância do Plano Nacional da Promoção da Igualdade Racial (Planapir), instituído pelo ex-presidente Lula, para superar desigualdades raciais. Nosso país é mestiço e multicultural e apesar da Constituição de 1988 estabelecer como critério de redemocratização a igualdade racial, foi na gestão Lula que demos um passo importante para a legitimação das diversas identidades étnicas brasileiras com o Planapir, afirma a parlamentar.

Conforme observa a vereadora, o Decreto 6.872/09, que institui o plano, determina aos estados a promoção de trabalho, educação, saúde, estímulo ao respeito à diversidade cultural e o fomento às manifestações dos diversos grupos, bem como a ampliação de sua visibilidade. É um plano fundamental para a inclusão social, principalmente dos povos indígenas, sempre negligenciados e ainda com pouca representatividade nos setores públicos. O plano corresponde a uma política sólida de reparação, já que assegura a cidadania plena a todos os povos, contribuindo para a afirmação identitária e divulgação da memória dos povos que constituem a cultura brasileira, atesta.

O dia Internacional dos Povos Indígenas foi determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, com o objetivo de expressar o reconhecimento a esses povos, bem como chamar a atenção para a promoção de políticas públicas que lhes assegurem o Direito à Cidade.    

0 comentários: