Apensar da polêmica tivemos resultado positivo, afirma Vânia Galvão


 Após o prefeito ACM Neto anunciar que irá denominar o espaço da festa do réveillon como Arena Daniela Mercury, a líder do PT, Vânia Galvão, considera que “apesar de toda a polêmica com o projeto de indicação pelo empoderamento feminino no carnaval, tivemos um resultado positivo e chamamos a atenção para a importância do trabalho da artista e do reconhecimento do papel da mulher como cidadã ativa nas produções culturais locais”.    

A vereadora reitera que esse reconhecimento é necessário por corresponder a uma política afirmativa de gênero. “As mulheres são sempre colocadas como vítima no Carnaval e nas festas populares, de modo geral, sempre com políticas de proteção, que são necessárias e de extrema importância, mas nós somos verdadeiras atuantes nas festas de Salvador, e se não começarmos a mudar o discurso de vítima para cidadã ativa, ficaremos sempre dependentes de sistemas de proteção, ocupando sempre papel submisso”, observa.

Segundo Vânia Galvão “as mudanças sociais começam pela afirmação do discurso, e já que as festas populares são grande marca da cultura baiana, é importante a denominação desses espaços com nomes femininos”. Ela ressalta que além de ser pioneira na modernização do carnaval de Salvador, Daniela também é pioneira no projeto Por do Som, no primeiro dia do ano. “Isso só ratifica o seu papel de dinamizadora da cultura, ampliando a competitividade do réveillon de Salvador; a Daniela é um dos símbolos da modernização da nossa cultura”.  


0 comentários: