Salvador precisa repensar PDDU para garantir proteção ambiental, ressalta Vânia Galvão


No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a líder do PT na Câmara Municipal de Salvador e presidente da Comissão de Reparação da Casa, Vânia Galvão, volta a dizer que “é preciso repensar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) para garantir proteção ambiental, e isso só é possível como a ampliação das discussões”. Segundo a legisladora, quanto mais se reflete sobre o plano, “confrontando os indicadores ambientais às questões socioeconômicas locais e globais, maiores são as possibilidades da promoção do desenvolvimento sustentável”.
Para Vânia, não há necessidade de pressa para aprovação do plano. “Estamos correndo por quê? contra o quê? Tivemos uma sequência de audiências realizadas sem debates aprofundados, apenas para cumprir cronograma ou atender a interesses específicos”. A líder considera que a liberação para intervenções em áreas do Parque das Dunas e doCajazeiras Golf Club são exemplos de que o plano entregue pelo prefeito não assegura um desenvolvimento sustentável; isso implica em degradação ambiental e social.

Segundo a petista, “é preciso compromisso com cidadãos e espaços físicos para decidir o desenvolvimento urbano”. Para ela, o plano deve assegurar o atendimento às necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas, respeitadas as diretrizes previstas e as características ambientais do município. “É dessa forma que se respeita o meio ambiente, não é tentando embargar obras, como o prefeito ameaçou fazer com o metrô na Paralela”, dispara a líder do PT.

0 comentários: